Jesus, eu confio em
Vós
Irmãs de Jesus Misericordioso

Formação






O objetivo da formação é o pleno desenvolvimento da personalidade de toda irmã como pessoa, cristã e religiosa, de acordo com a missão da Congregação, para o serviço na Igre­ja. A diligente cooperação com a graça divina deve conduzir a uma tal unidade com Jesus Misericordioso que ela possa dizer com o Apóstolo: “Eu vivo, mas já não sou eu que vivo, pois é Cristo que vive em mim” (Gl 2, 20). Essa formação realiza-se no postulado, no noviciado, no juniorado e perdura até o final da vida ”. (Constituições ZSJM, p. 111)


Postulado

 A formação em nossa Congregação se inicia pelo periodo de dois anos de postulado. É um tempo de dicernimento  –  de ambos os lados. De um lado a candidata faz o discernimento – se dá conta, se realmente é esta a Congregação, se é capaz de viver nesta Comunidade, se aqui será feliz? E de outro lado a Congregação faz o dicernimento (e em seu nome a Mestra do postulado) – se está pessoa é adequada ao nosso modo de vida e se é capaz de desenvolver o nosso carisma. E com este objetivo as postulantes aos poucos se ligam ao trabalho realizado pela Congregação.
glina
O postulado é um periodo fundamental de formação – do conhecimento de si mesma, das próprias emoções, de seu caráter... É um bom tempo!














O postulado não é uma penosa escalada pelos degraus da "iniciação" religiosa. Nossa vida é um seguimento de Jesus – ou seja subir nos passos Dele.

Noviciado

A seguinte etapa do seguimento  de Jesus Misericordioso é o noviciado. O coração do noviciado bate na capela. A oração do noviciado é um tempo de aprendizagem de Jesus – Mestre. Contempla-Lo, prestar atenção em Suas palavras, como também na batida de Seu coração. Pois, ele bate por mim... 
kaplica
(Capela da casa de noviciado na cidade de Bledzew, na Polônia.)

Noviciado – é um tempo de permanência na escola de Jesus Misericordioso e dura dois anos. Como o próprio nome já diz,é entrar em novidades. w ogrodzie
(Jardim de Bledzew)














Jesus Cristo é a única Novidade, que interessa as nossas noviças. E isso não é uma notícia velha mas é a Boa Nova, que Ele ama até a loucura e tem um lugar para você no céu!
O Noviciado é também um tempo para conhecer nosso Fundador.







O Noviciado é um tempo de edificar comunidade.



É um tempo de trabalho em comum.














E o noviciado se encerra com uma solene profissão dos votos religiosos por um ano.














As irmãs professam a Deus a castidade, pobreza e obediência.














Os votos de um ano são professados durante cinco anos. Após fazerem a profissão as irmas assinam a formula dos votos no altar.

Juniorado

Após a profissão dos votos as irmãs iniciam uma seguinte etapa de formação o – juniorado. Agora já trabalham nas comunidades de nossa Congregação. Em sua formação espiritual  "a distância" quem cuida é a Irmã Mestra.


O juniorado é um tempo de fortalecimento da vocação, para finalmente após cinco anos professar de uma maneira madura os votos perpétuos. As irmãs junioristas aprendem de Jesus, de maneira nova descobrem os mistérios de Seu amor, também nos encontros comunitários, que tem diversos aspectos : aulas, palestras, cursos...
 (Encontro de junioristas na Polônia)

Formação permanente

E finalmente o dia dos votos perpétuos. Perpétuos significa - para sempre. Na fórmula que é assinada no altar as irmãs escrevem: "Suplico-Vos, Deus Misericordioso, aceitai este sacrifício do meu coração, completo e total, até o aniquilamento de mim mesma no amor e no Vosso santo serviço." O sinal de amor é o anel de ouro que se recebe. 





























A Formção na Congregação nunca termina... O lugar mais importante de cada irmã é a capela. Lá Jesus nos transforma Nele,

pois Ele tudo pode. E a Sua miseicórdia está acima de tudo o que  nos falta... 















É olhando para Jesus, que O conhecemos. A oração faz com que, sejamos capazes de reconhece-lo em nossos proxímos. 

0 comentários :