Jesus, eu confio em
Vós
Irmãs de Jesus Misericordioso

Formação











O objetivo da formação é o pleno desenvolvimento da personalidade de toda irmã como pessoa, cristã e religiosa, de acordo com a missão da Congregação, para o serviço na Igre­ja. A diligente cooperação com a graça divina deve conduzir a uma tal unidade com Jesus Misericordioso que ela possa dizer com o Apóstolo: “Eu vivo, mas já não sou eu que vivo, pois é Cristo que vive em mim” (Gl 2, 20). Essa formação realiza-se no postulado, no noviciado, no juniorado e perdura até o final da vida ”. (Constituições ZSJM, p. 111)


Aspirantado

 A formação em nossa Congregação se inicia pelo aspirantado que dura de seis meses a um ano. Um período em que a jovem conhece a Congregação e faz parte de nossa comunidade. A idade minima de entrada é 16 anos. 


Postulado

É um tempo de discernimento  –  de ambos os lados. De um lado a candidata faz o discernimento – se dá conta, se realmente é esta a Congregação, se é capaz de viver nesta Comunidade, se aqui será feliz? E de outro lado a Congregação faz o acompanhamento de discernimento  – e da uma resposta se está pessoa é adequada ao nosso modo de vida e se é capaz de desenvolver o nosso carisma. E com este objetivo as postulantes aos poucos se ligam ao trabalho realizado pela Congregação.



O postulado é um período fundamental de formação – do conhecimento de si mesma, das próprias emoções, de seu caráter... É um bom tempo!


O postulado não é uma penosa escalada pelos degraus da "iniciação" religiosa. Nossa vida é um seguimento de Jesus – ou seja subir nos passos Dele.


Noviciado

A seguinte etapa do seguimento  de Jesus Misericordioso é o noviciado. O coração do noviciado bate na capela. A oração do noviciado é um tempo de aprendizagem de Jesus – Mestre. Contempla-Lo, prestar atenção em Suas palavras, como também na batida de Seu coração. Pois, ele bate por mim...

Capela na casa de formação no Brasil.

Noviciado – é um tempo de permanência na escola de Jesus Misericordioso e dura dois anos. Como o próprio nome já diz,é entrar em novidades. 















Jesus Cristo é a única Novidade, que interessa as nossas noviças. E isso não é uma notícia velha mas é a Boa Nova, que Ele ama até a loucura e tem um lugar para você no céu!


O Noviciado é também um tempo para conhecer nosso Fundador.




O Noviciado é um tempo de edificar comunidade.






É um tempo de trabalho em comum.














E o noviciado se encerra com uma solene profissão dos votos religiosos por um ano.














As irmãs professam a Deus a castidade, pobreza e obediência.














Após fazerem a profissão as irmãs assinam a formula dos votos no altar. Os votos são renovados a cada ano, durante cinco anos. 

Juniorado

Após a profissão dos votos as irmãs iniciam uma seguinte etapa de formação o – juniorado. Agora já trabalham nas comunidades de nossa Congregação. Em sua formação espiritual  "a distância" quem cuida é a Irmã Mestra.


O juniorado é um tempo de fortalecimento da vocação, para finalmente após cinco anos professar de uma maneira madura os votos perpétuos. As irmãs junioristas aprendem de Jesus, de maneira nova descobrem os mistérios de Seu amor, também nos encontros comunitários, que tem diversos aspectos : aulas, palestras, cursos...
 (Encontro de junioristas na Polônia)

Formação permanente

E finalmente o dia dos votos perpétuos. Perpétuos significa - para sempre. Na fórmula que é assinada no altar as irmãs escrevem: "Suplico-Vos, Deus Misericordioso, aceitai este sacrifício do meu coração, completo e total, até o aniquilamento de mim mesma no amor e no Vosso santo serviço." O sinal de amor é o anel de ouro que se recebe. 





























A Formação na Congregação nunca termina... O lugar mais importante de cada irmã é a capela. Lá Jesus nos transforma Nele,

pois Ele tudo pode. E a Sua misericórdia está acima de tudo o que  nos falta... 















É olhando para Jesus, que O conhecemos. A oração faz com que, sejamos capazes de reconhece-lo em nossos próximos. 

0 comentários :