Jesus, eu confio em
Vós
Irmãs de Jesus Misericordioso

Fundador

“O Evangelho, não consiste em anunciar que os pecadores devem tornar-se bons, mas que Deus é bom para os pecadores.” (Padre Miguel Sopocko)

(01/11/1888 – 15/02/1975)

Pe. Miguel nasceu em 1º de Novembro de 1888 em Novosady, região de Vilna, atual Lituânia. Ingressou no seminário em Vilna em 1910, foi ordenado sacerdote em 1914 e a seguir trabalhou como capelão do exército polonês, em Varsóvia e em Vilna (1918-1932). Durante cinco anos exerceu a função de diretor espiritual no seminário de Vilna. Os trabalhos que publicou chegam a cerca de 200 volumes. Como confessor da Santa Faustina Kowalska, forneceu os fundamentos teológicos do culto da Divina Misericórdia.
O Beato Pe. Miguel teve mérito de conduzir à santidade a jovem religiosa, Ir. Faustina. No diário de Santa Faustina encontra-se o seguinte estímulo de Jesus: “Eis a tua ajuda visível na terra. Ele te ajudará a cumprir a Minha vontade na Terra” (D.53).
Graças ao empenho do Beato Pe. Miguel foi realizado alguns desejos que Jesus tinha pedido a Santa Faustina. Em 1934, Ele mandou Eugeniuz Kazimirowski pintar a Imagem de Jesus misericordioso com a inscrição “Jesus eu confio em Vós”, segundo a visão de Ir. Faustina.
No seu diário Ir. Faustina muitas vezes escreveu sobre o desejo de Jesus que era a fundação de uma nova congregação. A congregação das Irmãs de Jesus Misericordioso foi fundada em 1941, 3 anos depois da morte de Ir. Faustina, e foi o próprio Pe. Miguel que escreveu as primeiras Constituições e cartas de formação para as irmãs.
Depois da morte da Santa Faustina, Padre Miguel divulgou o culto da Divina Misericórdia com toda força de sua vida, ele mesmo escreve: “Não devo desistir de propagar o culto a Misericórdia Divina, nunca posso dizer que fiz o suficiente... Porquanto a profundeza da Misericórdia Divina é inesgotável, e não seria suficiente a nossa vida para sua glorificação, o mundo já teria deixado de existir a muito tempo, e Deus quer ainda, antes que ele termine conceder a graça aos homens, para que ninguém possa escusar-se no juízo, dizendo que não sabia da bondade de Deus e não ouviu falar de sua misericórdia (...). Toda vida eu tentei glorificar a Deus na sua Misericórdia, pois, sempre recebi graças de que não era digno.”
Os escritos de Ir. Faustina mostram que Pe. Miguel é um sacerdote muito amado por Deus (D. 676; 962; 1253; 1256; 1792). Santa Faustina escreveu também sobre a santidade, humildade, coragem e total confiança dele... (D. 88; 573; 1601; 838; 1586).




No dia 28 de setembro de 2008, no Santuário da Misericórdia Divina em Bialystok (Polônia), realizou-se a beatificação do pe. Miguel Sopocko confessor e diretor espiritual de Santa Faustina Kowalska, fundador das Irmãs de Jesus Misericordioso, foi beatificado, 33 anos após sua morte e 70 anos após a morte de Santa Faustina.

“Saúdo os poloneses que vieram aqui a Castel Gandolfo. De maneira especial saúdo hoje
os participantes da beatificação que hoje se realiza na Polônia, em Bialystok, do Servo de Deus pe. Miguel Sopocko, confessor e diretor espiritual de Santa Faustina Kowalski. Por sugestão dele, no seu conhecido Diário ela descreveu as suas experiências místicas e as aparições de Jesus Misericordioso. Também graças aos empenhos dele foi pintada e apresentada ao mundo a conhecida imagem com a legenda: “Jesus, eu confio em Vós”. O Servo de Deus deu-se a conhecer como zeloso sacerdote, professor e educador, promotor do culto da Divina Misericórdia. Associo-me à alegria das arquidioceses de Bialystok e de Vilnius e de todos fiéis no mundo a quem é próxima a mensagem de Jesus Misericordioso. Com essa beatificação certamente se alegra, na casa do Pai, o meu amado predecessor, o Servo de Deus João Paulo II. Foi ele que confiou o mundo à Divina Misericórdia. Por isso repito o seu voto: Que Deus rico em misericórdia abençoe a Vós todos”.

--------------------------------------------------------------------------------

Pronunciamento do delegado pontifício arcebispo Angelo Amato,
Prefeito da Congregação para Assuntos de Canonização

1. Eminênicas, Excelências, prezadas autoridades civis, eclesiásticas e militares, caros Sacerdotes e Irmãs Religiosas, Senhoras e Senhores. Também para mim tem sido uma grande alegria presidir a beatificação do pe. Miguel Sopocko, que foi um extraordinário modelo
de santidade sacerdotal. No Diário de Santa Faustina Kowalski encontra-se o seguinte estímulo de Jesus: “Escreve que dia e noite o meu olhar repousa sobre ele”.

Sobre quem respousava o olhar de Jesus? Sobre o Beato Miguel Sopocko, sobre essa extraordinária pessoa de padre polonês, educador da juventude, confessor e diretor espiritual que passa a pertencer ao número das grandes figuras contemporâneas da santidade polonesa, tais como S. Maximiliano Kolbe e S. Faustina Kowalski.

2. Ele é sobretudo um modelo convincente da eterna beleza da “imitação de Cristo”, “sequela Christi”. Ser cristão significa estar na verdade, na liberdade, na alegria; significa ser o sal
da terra e a luz do mundo. Quaisquer que sejam as circunstâncias em que nos encontremos
e em tudo que fazemos, a nossa vida é uma “imitação de Cristo”, “imitatio Christi’, que reflete a Sua bondade e misericórdia. Assim procedeu Miguel Sopocko.

Podemos fazer-nos a pergunta: como imitar esse Beato na prática da virtude da msiericórdia? A resposta é simples. A misericórdia é necessária todos os dias nas famílias. Todos os dias a esposa deve ser cheia de compreensão em relação ao seu esposo, e ele deve retribuir-lhe da mesma forma, renovando continuamente a fidelidade mútua deles. Todos os dias os pais devem ser generosos em perdoar aos próprios filhos, em suportar as desobediências e os defeitos deles. Mas também os filhos devem ser pacientes em relação a seus pais, devem imitar o bom exemplo deles e ouvir as suas admoestações. Como podeis ver, todos – na família, no trabalho, na sociedae, em toda a parte e sempre – podem praticar a misericórdia, o perdão, a compreensão. A nossa sociedade necessita de cidadãos honestos, bondosos, generosos e dedicados.

3. Há, no entanto, uma mensagem que o beato Sopocko transmite de maneira especial aos sacerdotes. Que eles sejam incansáveis no zelo pastoral. Aconselha que moldem em si corações bondosos e misericordiosos, que sejam pacientes, dóceis e amáveis, bem como perseverantes na catequese de crianças, jovens e adultos. Estimula igualmente os sacerdotes a que estejam disponíveis no necessário ministério de conceder o perdão durante o sacramento da reconciliação.

Hoje, mais do que nunca, os fiéis sentem a necessidade de abrir suas almas diante dos confessores, a fim de ouvir palavras de consolo, perdão e bênção. A mais profunda alegria dos corações provém do perdão sacramental. Que o confessionário se torne o púlpito mais importante da instrução sacerdotal. Caros sacerdotes, sede generosos no perdão. Assim procedeu o beato Miguel Sopocko. Dessa forma ele pôde restituir a alegria da vida a muitas almas humanas.

4. O nosso Beato teve o mérito de conduzir à santidade a jovem religiosa Ir. Faustina Kowalski. Constitui uma tarefa primordial de todo sacerdote envolver de misericórdia divina o infortúnio humano. Uma outra tarefa sua é também conduzir e dirigir as almas das pessoas consagradas
e leigas no caminho da perfeição cristã. No oceano das diversas tarefas e opiniões, o sacerdote é hoje chamado a alimentar-se com a palavra de Cristo, a oferecer aos fiéis a verdade a respeito de Deus e do futuro da humanidade. Num mundo de milhares de pontos de vista, difícil se torna reconhecer a verdade, visto que ninguém no-la aponta de forma clara
e competente.

É sobre os sacerdotes que repousa a obrigação de apresentar a verdade do Evangelho à nossa perplexa humanidade. É sobre eles que repousa a tarefa de conduzir os jovens pelo caminho da luz e da verdade que é Jesus Cristo, para que eles se tornem bons cristãos e honestos cidadãos. O Evangelho não constitui um obstáculo para a felicidade humana; pelo contrário, é um livro de alegria, um livro da vida que supera a morte, é a luz que dispersa as trevas.

Na complexidade da cultura contemporânea, a Igreja necessita de sacerdotes que sejam capazes de ser mestres de vida espiritual, guias experientes no sábio discernimento do que
é bom e do que é justo. Jovens e adultos necessitam hoje de pessoas sábias, que possam direcionar a sua liberdade a escolhas conformes com o Evangelho.

Num mundo de falsos profetas, que anunciam receitas superficiais de vida, o sacerdote, com humildade e perseverança, deve cumprir a missão de pastor das almas humanas, praticando a autêntica paternidade espiritual. Enquanto os pais transmitem a vida física, natural, os diretores espirituais transmitem, cultivam e promovem a vida espiritual. Ninguém nasce cristão, mas torna-se cristão: “Pobre daquele que está só, se cai: não tem quem o levante” (Ecl 4:10). Os diretores espirituais são guias experientes que conduzem os fiéis às virtudes e que ensinam como evitar os defeitos. No mundo secularizado de hoje, mais do que nunca há necessidade de diretores espirituais.

5. Confissão e direção espiritual: eis as tarefas sacerdotais que o beato Miguel Sopocko cumpriu de forma heróica em sua vida. Foi justamente em razão dessa sua incansável atividade que na homilia de sepultamento foi chamado “titã do trabalho, herói, insensato
de Deus” (I, 535).

O zelo pela salvação das almas impelia-o a tornar-se tudo para todos. O entusiasmo na promoção da devoção e do culto da Divina Misericórdia inflamou o seu coração e a sua mente. Foi essa a sua obra-prima. Não se tratava aí de um zelo desordenado, insensato, mas de um zelo prudente, cuidadoso e propenso à reflexão.

A esse sábio zelo devemos o tesouro espiritual que é o Diário de santa Ir. Faustina Kowalski. Parece ser interessante relembrar o fato que deu origem ao Diário. De 1932 a 1942 o nosso Beato foi confessor das Irmãs de Nossa Senhora da Misericórdia. Aqui, em 1933, encontrou a Irmã Faustina Kowalski como penitente. Durante a confissão a Irmã lhe confidenciava e falava muito das revelações particulares relacionadas com o culto da Divina Misericórdia. Visto que essas confissões se prolongavam e expunham a uma provação a paciência das outras religiosas que aguardavam a sua vez, o pe. Sopocko ordenou a Irmã Faustina que durante a confissão fosse mais concisa e que registrasse as suas vivências por escrito e lhe apresentasse as suas anotações. Dessa forma surgiu o Diário.

O nosso Beato não acreditou de imediato no caráter sobrenatural das experiências registradas. Somente após uma longa e cuidadosa reflexão e após uma detalhada análise teológica é que se convenceu da sua veracidade. Mas isso não foi tudo. Ele mesmo dedicou-se à propagação do culto da Misericórdia Divina e fundou a Congregação das Irmãs de Jesus Misericordioso.

Dessa forma o Sacratíssimo Coração de Jesus, repleto de Misericórdia, moldou dois Apóstolos do divino amor: santa Faustina Kowalski e o beato Miguel Sopocko. O Coração de Jesus estimula também a cada um de nós para que sejamos propagadores do perdão, oferecido e recebido, com um sentimento de gratidão para com esses dois Apóstolos, que difundiram
a mensagem evangélica não apenas em sua eminente pátria polonesa, mas também em toda a Igreja e em todo o mundo. Desejo a Vós aqui presentes todo o bem neste dia especial e festivo.




Oração pedindo graças por intercessão do Beato Pe. Miguel Sopocko



Deus Misericordioso, Vos fizestes o Beato Pe. Miguel Sopocko apóstolo da Vossa ilimitada Misericórdia e ardente devoto de Maria, Mãe de Misericórdia. Fazei com que, para glorificar a Vossa Misericórdia e para despertar a confiança em Vossa paternal bondade, eu obtenha a graça..., por sua intercessão, que Vos peço por Cristo Senhor nosso. Amém.
Pai nosso... Ave Maria... Gloria ao Pai...


Quanto às graças recebidas por intercessão do Beato Pe. Miguel Sopocko pedimos que fossem enviadas informações à:

Congregação das Irmãs de Jesus Misericordioso.
Rua Pérola do Oeste, 175
CEP: 81.925-27
Curitiba –Sítio Cercado- PR, tel. (41) 3156-6570
Ou pelo blog no nosso e-mail.



0 comentários :